top of page
Buscar

O truque secreto das artesãs de sucesso para faturar mais

  • Foto do escritor: Sabrina Borges
    Sabrina Borges
  • 10 de dez. de 2024
  • 3 min de leitura



É fácil perceber como a internet facilita o trabalho autônomo, a gente pode mostrar nossas criações com muito mais facilidade. Não precisa ter uma peça de cada pro cliente escolher… as fotos do que já fizemos já adiantam bastante do serviço. 

Nesse ambiente é bem mais fácil criar uma loja linda que retrata nosso carinho e a dedicação que empenhamos sem um grande (praticamente nenhum) investimento financeiro.

Mas com a facilidade, vem um desafio diferente: organizar o tempo. Quando a gente trabalha sozinha em casa, é fácil se sobrecarregar com o acúmulo de funções. Fazer a publicidade, conversar com clientes e fechar as encomendas e produzir para entregar o nosso melhor. Todas essas etapas são importantíssimas e merecem nossa atenção, mas quanto melhor é o nosso desempenho, mais apertado vai ficando o tempo para dar conta de tudo. É nessa hora que precisamos dar um passo em direção ao profissionalismo e facilitar o que pudermos. Esse truque é uma forma de delegar uma parte importantíssima do atendimento e encurtar bastante o tempo de atendimento e, tão importante quanto isso, nos poupar do desgaste de responder várias vezes as mesmas perguntas… 

Nem todo cliente que pede um orçamento vai conseguir fechar a encomenda naquele momento, e está tudo certo. 

E tem mais uma coisa, imagina só: você conversa com alguém sobre o produto que quer e em vez de ficar recebendo várias fotos picadas, com informações soltas e nem sempre com preço, você recebe de uma vez só uma revista digital, com as respostas que você precisa, ou pelo menos a maioria delas. Imaginou? Fala a verdade, dá muito mais vontade de comprar né?! 

Bingo! Esse truque é infalível! Isso encanta qualquer cliente, a pessoa se sente segura de que está encomendando com um profissional. Alguém que sabe o que está fazendo e valoriza o próprio tempo e o tempo do cliente. 

Agora, se tem essa importância toda, nada mais justo que a gente dedique uma atenção especial pra montar né?! Fazer um documento que represente o que a gente oferece, com atenção e com detalhes. 

• Não tenha medo de colocar o preço dos seus produtos, explique sobre as medidas, disponibilidade de cores e tamanhos, prazo de produção, forma de pagamento e como encomendar. E se já tiver alguma experiência, vale colocar uma página de perguntas frequentes. 

• Faça um fundo bonito, mas que não dispute atenção com as imagens dos seus produtos, inclusive, você pode sim usar fotos da internet como referência, mas precisa colocar lá de forma legível, mesmo que seja pequeno, que essa imagem é uma referência da internet. 

• Lembre-se de que fotos sem algo que possa ser usado como referência, como a mão, uma caneta ou uma régua, não tem passam por si mesmas a noção exata do tamanho das coisas. Isso é facilmente compensado com maestria quando dizemos as medidas, ou melhor ainda, o que cabe dentro ou que cabe dentro de tal coisa. Por exemplo: um bolo ao lado de uma xícara de chá, consegue transmitir melhor essa noção do tamanho.

• Sugiro que tenha um catálogo geral sem tema específico e outros secundários com produtos temáticos para as festividades, mas se antecipe e veja seu faturamento fluir com muito mais facilidade!

• Use as ferramentas que forem mais fáceis pra você! Eu gosto do Canva, mas o Word e até o Power point podem funcionar muito bem! Depois é só salvar (ou mandar imprimir) em PDF que está pronto o sorvetinho! Uma revista digital prontinha pra ser enviada como documento pelo WhatsApp e encantar seus clientes!

Dica importante! Escreva no seu catálogo uma “data de validade”. Dependendo da variação de preço dos materiais que você usa pra trabalhar e do seu estoque, pode ser que precise de um limite mensal ou anual do catálogo. Por isso é bom manter o arquivo original para alterar com facilidade depois o que for necessário. Aqui eu coloco o ano no canto inferior da página. A partir disso, as pessoas sabem que ano que vem pode ser que o preço, e até os itens que ofereço sejam diferentes.

Para finalizar, mas não menos importante: coloque o seu nome, ou do seu ateliê em todas as páginas, assim como em tudo que fizer! Divulgue sua marca, o @ das suas redes sociais sempre que puder. Não tenha vergonha, seja sua própria blogueira que o sucesso está só esperando você acreditar em você mesma! 


 
 
 

Comments


Logo arquivos da Sabrina

40.041.425/0001-63

Arquivos Digitais - não envio nada pelo correio

bottom of page